sábado, 20 de junho de 2009
Inicio »
» Conselho de Guardiães decide recontar 10% dos votos da eleição iraniana
Conselho de Guardiães decide recontar 10% dos votos da eleição iraniana
Contagem aleatória será na presença de representantes dos derrotados.
Oposição decide cancelar protestos após receber ameaça da polícia.
O Conselho de Guardiães do Irã decidiu neste sábado (20) que vai recontar aleatoriamente 10% dos votos da eleição presidencial do último dia 12.
A oposição contesta os resultados das urnas, que reelegeram o presidente conservador Mahmoud Ahmadinejad. Protestos de rua ocorridos desde o anúncio do resultado já provocaram ao menos 8 mortes, mas entidades de defesa dos direitos humanos falam que o número é maior.
"Ainda que o conselho não seja legalmente obrigado, estamos prontos para recontar 10% dos votos ao acaso, na presença de representantes dos três candidatos derrotados", disse um porta-voz do conselho, depois de reunião com oposicionistas.
Os clérigos que compõem o conselho já haviam falado sobre a possibilidade de recontagem parcial de votos, mas também tinham descartado anular o resultado eleitoral.
Protestos cancelados
A oposição iraniana cancelou os protestos de rua marcados para este sábado, após receber alerta da polícia. Um chefe policial do país, Ahmad Reza Radav, disse que, se as pessoas forem às ruas neste sábado, "seus líderes serão presos".
A Associação Iraniana de Clérigos Combatentes, que une o clero reformista e apoia o candidato derrotado Mir Houssein Moussavi, cancelou a manifestação que faria no centro de Teerã.
O partido do candidato derrotado Mehdi Karoubi, ex-presidente do parlamento iraniano, também cancelou seu comício marcado para o sábado.
A polícia de choque tomou as ruas centrais da capital, segundo testemunhas.
0 comentários:
Postar um comentário