Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Salmo 127

Translate

Deixe seu recado AQUI!!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Salmos

"ORAI PELA PAZ DE JERUSALÉM! SEJAM PRÓSPEROS OS QUE TE AMAM. REINE PAZ DENTRO DE TEUS MUROS E PROSPERIDADE NOS TEUS PALÁCIOS. POR AMOR DOS MEUS IRMÃOS E AMIGOS, EU PEÇO: HAJA PAZ EM TI! POR AMOR DA CASA DO SENHOR, NOSSO DEUS, BUSCAREI O TEU BEM" SALMOS 122.6-9
curioso gif

domingo, 16 de agosto de 2009

Algumas considerações sobre o Caso IURD x Pentecostais

EXTRAIDO DO BLOG Teologia Pentecostal

Teologia Pentecostal

A IURD não é evangélica (protestante) e nem pentecostal
Como bem lembrou o bispo anglicano Robinson Cavalcanti, na Revista Ultimato, a IURD não pode ser confundida com pentecostalismo:

Um grande equívoco cometido pelos sociólogos da religião é o de por sob a mesma rubrica de “pentecostalismo” dois fenômenos distintos. De um lado, o pentecostalismo propriamente dito, tipificado, no Brasil, pelas Assembleias de Deus; e do outro, o impropriamente denominado “neopentecostalismo”, melhor tipificado pela Igreja Universal do Reino de Deus. Um estudioso propôs denominar essas últimas de pós-pentecostais: um fenômeno que se seguiu a outro, mas que com ele não se conecta, pois “neo” se refere a uma manifestação nova de algo já existente. Correntes de sociologia argentina já os denominaram de “iso-pentecostalismo”: algo que parece, mas não é. Lucidez e coragem teve Washington Franco, em sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Alagoas, quando classificou o fenômeno representando pela IURD de “pseudo-pentecostalismo”: algo que não é. Um estudo acurado dos tipos ideais, Assembleia de Deus e Igreja Universal do Reino de Deus, sob uma ótica sociológica, ou uma ótica teológica, nos levará à conclusão que se trata de duas manifestações religiosas diversas, que não podem -- nem devem -- ser colocadas sob uma mesma classificação. Ao se somar, a partir do Censo Religioso, esses dois agrupamentos, tem-se um alto índice de “pentecostais”, constituídos, contudo, pelos que o são e pelos que não o são. Equiparar ambos os fenômenos não faz justiça à Igreja Universal e ofende a Assembleia de Deus.

Portanto, como seria bom que todos tivessem essa compreensão, a começar dos próprios evangélicos. Não devemos defender algo indefensável. Se você financia a IURD, está ao mesmo tempo financiado um programa de baixo pudor chamada A Fazenda. Quem financia esses bispos está ao mesmo tempo patrocinando campanha pró-aborto. Ora, como ainda chamar Macedo de irmão.

Vamos acordar meu povo. Não é mais admissível que o nome evangélico esteja associado a homens como Edir Macedo e sua organização. A Rede Record é uma vergonha de imoralidade, a IURD é um sincretismo que venda indulgências, e está bem longe de parecer uma igreja protestante. A todos, cabe esse conselho: “Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras em suas pragas” (Ap 18.04)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

8 comentários:

  1. José Carlos,

    penso que nem deva levar o rótulo de "organização religiosa" esta "entidade" que folga na libertade de culto e igualmente do beneplácito da lei do nosso pais, como não pagar impostos, para se tornar o que realmente é a olhos vistos: sepulcro caiado.

    Um cancro social que se alimenta da dor e do desespero de pessoas despreparadas, usando como isca para seu embuste as escrituras sagradas de uma religião, estorquindo até com violência o último óbulo da viúva.

    Não desejo entrar no mérito da teologia ou da ciência que estuda a formação das religiões, mas uma organização deste porte que transgride a ética, moral, bons costumes, as leis de D_us e dos homens, me revolta como cidadão comum, pois apostam na impunidade...

    E o que dizer de religiões sérias e comprometidas quando comparadas a este filhote da besta do último livro? Seguidores e adoradores de Mamon?

    Que o dia da colheita venha para todos nós.

    ResponderExcluir
  2. SHALOM!

    1. Uma alegria conhecer seu blog. Que o Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

    I Cr 4.9,10

    Nele, Pr Marcello

    P.s> Visite:

    http://davarelohim.blogspot.com/ e veja o texto:

    Um câncer chamado teologia da prosperidade

    ResponderExcluir
  3. Paz seja contigo, José Carlos.
    Concordo com a visão do post, quanto à teologia.
    Não pode ser chamada de neo ou pós-pentecostal.
    Do jeito que eles são, vão se auto-denominar ultra-pentecostais ou arrumar algo ainda não explorado, como aqueles que "inventaram" o "sou apostólico". Como se isso fosse novidade. Existe algum evangélico que não é apostólico? Na verdade eles querem dizer que são mais crentes que nós. Bela coisa, eim? Classificar o povo de Deus em duas classes: os bobões e os espertalhões, que descobriram a forma de ficar ricos às custas de Deus e sem necessidade de santidade, ficam a vontade para pecar.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Fico impressionado o quanto a nomeclatura pesa em um religião, ao contrario de tudo que a palavra nos ensina,vejo os nomes de ministérios sendo idolatrado, assim também como os lideres,, por isso que certos escandalos surgem ,, por não ter nosso amado mestre JESUS como o alvo verdadeiro ,,
    amdo bom opst, gostei de sua senssatez .. paz seja contigo !!!

    ResponderExcluir
  5. .

    Misericórdia, e paz vos sejam multiplicadas.


    Como afirmou nosso irmão "amigodCristo", a idolatria!!

    E a idolatria dos evangélicos as suas igrejas e seus donos, a cada dia mais, fomenta este mercado religioso, onde o ser pentecostal ou não, torna-se algo secundário, porém, o principal, é o desvio da doutrina de Cristo, e milhares sendo usados como forma de enriquecimento...

    Na maioria das igrejas, tanto pentecostais, como nas neopentecostais, o crescimento de desvio da vontade de Deus é cada dia maior!!

    Estamos fazendo uma visita, aproveitando para acompanhar seu exímio espaço, e lhe convidar para que nos faça uma visita, e nos dar a alegria de ser também um de nossos seguidores...

    Nosso humilde blog Jesus, o maior Amor , se prima pelo fato de não propagar teologias, doutrinas, tendências, congregações, bandeiras religiosas, mas na pregação do evangelho de paz de nosso Senhor Jesus Cristo, e na união de todos aqueles que desejam adorar ao Senhor em espírito e em verdade.

    Sejam consolados nossos corações, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para entendimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, revestimo-nos de amor, que é o vínculo da perfeição.

    Deus nos abençoe nesta rica caminhada, e que os desígnios do Senhor nos mostrem como sermos verdadeiros adoradores, independente de quatro paredes, mas nas tábuas de nossos corações, edificando-nos uns aos outros...


    Fraternalmente.

    James.
    Jesus, o maior Amor
    Comunidade "Adoradores em Casas"

    ...
    ..
    .

    ResponderExcluir
  6. IURB OS VERDADEIROS FALSOS PROFETAS SÃO DOUTRINAS DE DEMONIOS COMO ESTA ESCRITO NÃO A VERDADEIRA.

    ResponderExcluir
  7. "O MINISTÉRIO PÚBLICO É MEU PASTOR E MACEDÃO NÃO SE SALVARÁ''

    ResponderExcluir
  8. É uma tremenda falta de temor a Deus dizer para uma pessoa que está na fé sair da igreja!!!Nunca disse para amigos meus que sao assembleianos abandonarem sua fé!POis agimos com a fé inteligente e não emocional.Meu amigo, abra os olhos!!Vc que diz conhecer a palavra de Deus, analise e veja se não está fazendo como Arao e Miria quando se rebelaram contra Moises!Se vc não sabe digo onde está, pegue sua biblia e leia em numeros 12:1-9 e verá oque acotece com aquele que se levanta contra um ungido de Deus, não quero que aconteça o mesmo com vc!Tenha um pouco ,mais de temor e cuide da sua savação, pois quem vigia demais a vida dos outros esquece de vigiar a sua e acaba se perdendo!Naõ deixe isso acontecer!!
    Deus abençoe.
    Na fé!

    ResponderExcluir