Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Salmo 127

Translate

Deixe seu recado AQUI!!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Salmos

"ORAI PELA PAZ DE JERUSALÉM! SEJAM PRÓSPEROS OS QUE TE AMAM. REINE PAZ DENTRO DE TEUS MUROS E PROSPERIDADE NOS TEUS PALÁCIOS. POR AMOR DOS MEUS IRMÃOS E AMIGOS, EU PEÇO: HAJA PAZ EM TI! POR AMOR DA CASA DO SENHOR, NOSSO DEUS, BUSCAREI O TEU BEM" SALMOS 122.6-9
curioso gif

sábado, 14 de março de 2009

Israel 60 anos de vitórias

Pr. Ciro Sanches Zibordi
é Editor de obras nacionais da CPAD, articulista, conferencista e autor de diversas obras, entre elas: Erros que os pregadores devem evitar, e, o mais recente lançamento, Evangelhos que Paulo jamais pregaria – todos editados pela CPAD.

http://cirozibordi.blogspot.com


A existência do povo israelita é um fenômeno singular, racionalmente incompreensível, uma prova da existência de Deus. Séculos vêm e vão, povos florescem, alcançam seu apogeu, envelhecem e desaparecem. Mas Israel, ao longo de quase seis mil anos, não foi atingido pela lei da mortalidade dos povos.
Há sessenta anos, no dia 14 de maio de 1948, foi estabelecido o Estado de Israel. Desde o ano 70 d.C., quando Jerusalém foi destruída pelos romanos, os judeus, sem território próprio, vinham sofrendo terríveis perseguições. Na Idade Média, foram queimados aos milhares em praça pública pela Igreja Romana, sob o domínio do inquisitor Torquemada. E, durante a II Guerra Mundial (1939-1945), mais de seis milhões foram brutalmente assassinados.
Após a criação do seu Estado, Israel passou a colecionar vitórias e mais vitórias, tornando-se uma grande potência mundial.


Hoje, a tecnologia e o modelo de administração israelenses são exportados para todo o mundo.
Apesar da fama de brigão, Israel vem apenas se defendendo de seus inimigos. Como se sabe, 24 horas após a proclamação de seu Estado, os exércitos de Egito, Jordânia, Síria, Líbano e Iraque invadiram o país, dando início à Guerra da Independência. Recém-formadas e pobremente equipadas, as Forças de Defesa de Israel (FDI) conquistaram uma expressiva vitória depois de quinze meses de combate.
1948 - EM 14 DE MAIO, A PROCLAMAÇÃO DO
ESTABELECIMENTO DO ESTADO DE ISRAEL

Terminada essa primeira guerra, os israelenses concentraram seus esforços na construção do Estado. David Ben Gurion foi eleito primeiro-ministro, e Jaim Weizmann, presidente. Ainda em 1949, Israel se tornou o 59o. membro das Nações Unidas, aumentando a fúria de seus inimigos, que não reconheciam o Estado de Israel.
Em 1956, sofrendo ameaças de Egito, Síria e Jordânia, Israel tomou a Faixa de Gaza e a Península do Sinai. Neste mesmo ano, de comum acordo com a
David Ben Gurion Jaim Weizmann

ONU, começou a devolver as terras conquistadas.
Essa atitude lhe proporcionou algumas vantagens, como: a liberdade para navegar no Golfo de Eliat e a permissão para importar petróleo do Golfo Pérsico.
Quando a paz parecia consolidada, irrompeu, em 1967, a Guerra dos Seis Dias. O Egito novamente, deslocando um grande número de tropas para o deserto do Sinai, ordenou que as forças de manutenção de paz da ONU se retirassem da área. Entretanto, mesmo com a ajuda militar de Jordânia e Síria, os egípcios sofreram outra humilhante derrota.
Invocando o seu direito de defesa, Israel desencadeou um ataque preventivo contra o Egito, no sul, seguido por um contra-ataque à Jordânia, no leste. Expulsou, ainda, as forças sírias entrincheiradas no Planalto de Golan, ao norte. E, em apenas seis dias, Israel conquistou a Judéia, a Samaria, Gaza, a Península do Sinai e o Planalto de Golan.
Em 1973, depois de anos de relativa calma, ocorreu a Guerra de Yom Kipur (Dia da Expiação, dia mais sagrado do calendário judaico). Egito e Síria atacaram Israel, dessa vez de surpresa. O exército egípcio atravessou o Canal de Suez, e as tropas sírias invadiram o Planalto de Golan.

Em três semanas, Israel repeliu os ataques de forma milagrosa. Havia, nas Colinas de Golan, 180 tanques israelenses para enfrentar 1.400 tanques sírios! No Canal de Suez, havia quinhentos israelenses para enfrentar 80.000 egípcios! Mesmo assim, em dois dias, Israel mobilizou seus reservistas e conseguiu fazer retroceder seus adversários, penetrando no território inimigo. Não fosse a intervenção da ONU, o Egito teria uma derrota arrasadora.
Depois dessa guerra, a economia israelense cresceu expressivamente. Os investimentos estrangeiros aumentaram, e, em 1975, Israel se tornou membro associado do Mercado Comum Europeu. Ademais, o turismo se tornou uma das principais fontes de renda do país.
Hoje, não há guerras. Mas há conflitos e uma permanente ameaça: os palestinos (povos árabes que formavam a população nativa da Palestina antes de 1948). Estes, depois de serem expulsos da Jordânia, em 1970, perpetraram repetidas ações terroristas contra as cidades e colônias agrícolas israelenses, causando danos físicos e materiais. Atualmente, Israel e ANP (Autoridade Nacional Palestina) vêm tentando um acordo de paz.
Esse breve relato das vitórias de Israel evoca uma pergunta: "De onde vem a força do povo judeu?"

Torre de Davi, Jerusalém

A verdade é que Deus impôs sua mão em primeiro lugar a esse povo. Dali o Senhor queria começar, para prosseguir até à recondução de todos os povos à sua comunhão de paz (Êx 19.5,6). Ao chamar Abraão, pai do povo israelita, Deus lhe disse: “... em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3).
Mas Israel não foi fiel ao Senhor, trazendo sobre si duras conseqüências (Rm 11). Apesar disso, a Palavra de Deus diz: “... o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado” (Rm 11.25). A julgar por esses 60 anos, o tempo da plenitude gentílica está chegando. A figueira (Israel) começou a florescer, e este é o principal sinal da volta de Jesus Cristo, que disse: “Olhai para a figueira (...) Quando já têm rebentado, vós sabeis (...) que perto está o verão” (Lc 21.29,30).
E tudo isso evoca a última oração da Bíblia: “Ora vem, Senhor Jesus” (Ap 22.20).

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Olá. Bom Dia, a Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Gostaríamos de contar com seu apoio na divulgação de nosso trabalho.

    Caso aceite nossa proposta nos comunique que faremos o mesmo quanto à recomendação do blog/site de sua autoria. Desde já agradecemos e desejamos um ótimo domingo na graça do nosso Deus e que Ele continue te abençoando hoje e sempre. Abraço

    CONTATO: blogevangelismobrasil@hotmail.com

    ResponderExcluir