Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Salmo 127

Translate

Deixe seu recado AQUI!!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Salmos

"ORAI PELA PAZ DE JERUSALÉM! SEJAM PRÓSPEROS OS QUE TE AMAM. REINE PAZ DENTRO DE TEUS MUROS E PROSPERIDADE NOS TEUS PALÁCIOS. POR AMOR DOS MEUS IRMÃOS E AMIGOS, EU PEÇO: HAJA PAZ EM TI! POR AMOR DA CASA DO SENHOR, NOSSO DEUS, BUSCAREI O TEU BEM" SALMOS 122.6-9
curioso gif

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Anti-semitismo: o que é?

O anti-semitismo é o nome que se dá à hostilidade contra os povos semitas, especialmente aos judeus e sua cultura.

A palavra semita pode ter três significados:

de, relativo a, ou constituindo uma subfamília da família das línguas afro-asiáticas que incluem o hebreu, aramaico, árabe e amárico (idioma oficial da Etiópia).
de, relativo a, ou característico dos semitas.
judaico.
Todavia, o termo anti-semitismo surgiu para se referir apenas à hostilidade relativa aos judeus.


Etimologia e uso
Ao escritor político anti-semita Wilhelm Marr é atribuida a criação da palavra alemã "Antisemitismus" em 1873, numa altura em que a ciência racial estava na moda na Alemanha mas o ódio religioso ainda não lá constava. Este termo serviu de alternativa à palavra alemã mais antiga "Judenhass", significando ódio aos judeus.

Tanto quanto pode ser confirmado, a palavra foi impressa pela primeira vez em 1880. Nesse ano, Marr publicou "Zwanglose Antisemitische Hefte" (cadernos informais anti-Semitas) e Wilhelm Scherer usou o termo "Antisemiten" (anti-Semitas) no jornal "Neue Freie Presse" de Janeiro. A palavra relacionada "semitismo" foi cunhada por volta de 1885.


Raízes do anti-semitismo
Muitos fatores motivaram e fomentaram o anti-semitismo, incluindo fatores sociais, econômicos, nacionais, políticos, raciais e religiosos, ou combinações destes fatores.

Na Idade Média, as principais raizes do ódio irracional contra judeus foram:

Religiosas, baseadas na pretensa "doutrina" da Igreja Católica de que os Judeus são coletivamente e permanentemente responsáveis pela morte de Jesus Cristo (ver Deicídio, essa visão surgiu na Idade Média e não é mais aceitável pela Igreja Católica).
Sócio-económicas, devido à ação de autoridades locais, governantes, e alguns funcionários da igreja que fecharam muitas ocupações aos judeus, permitindo-lhes no entanto as atividades de coletores de impostos e emprestadores, o que sustenta as acusações de que os Judeu praticam a usura (uma prática repugnada inicialmente pela Igreja Católica e hoje aceita).
Além disso, outro fator que teve bastante influência para o ódio irracional aos judeus foi o nazismo na Alemanha.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário