sábado, 18 de abril de 2009
Inicio »
» Irã condena jornalista americana por espionagem
Irã condena jornalista americana por espionagem
A jornalista iraniana-americana acusada de espionar para os Estados Unidos foi condenada a oito anos de prisão no Irã, disse o advogado dela neste sábado.
Roxana Saberi, de 31 anos, foi presa em janeiro e julgada nesta semana.
Ela chegou a trabalhar para a BBC três anos atrás e também contribuiu para a NPR, a rede pública de rádio dos Estados Unidos, e para o canal de TV americano Fox News.
Originalmente Saberi foi acusada pelo crime de comprar álcool, considerado mais leve, e depois, de trabalhar como jornalista sem uma credencial válida.
Seu julgamento foi a portas fechadas na Corte Revolucionária do Irã.
"Ela foi condenada a oito anos... nós vamos apelar", disse o advogado de Saberi, Abdolsamad Khorramshahi à agência de notícias Reuters.
O governo dos Estados Unidos já havia expressado sua preocupação com a prisão de Saberi, afirmando que as acusações contra ela são infundadas.
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, já pediu que ela seja libertada.
Com nacionalidade iraniana e americana, Saberi passou seis anos no Irã estudando e escrevendo um livro.
Sua prisão e julgamento coincidiram com especulações sobre uma possível reaproximação entre Irã e Estados Unidos, com o presidente americano Barack Obama oferecendo a abertura de diálogo com Teerã em uma série de questões.
No mês passado, Obama chegou a gravar uma mensagem em vídeo desejando feliz ano novo aos iranianos e oferecendo "um novo começo" para o Irã e seu povo.
0 comentários:
Postar um comentário