Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Salmo 127

Translate

Deixe seu recado AQUI!!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Salmos

"ORAI PELA PAZ DE JERUSALÉM! SEJAM PRÓSPEROS OS QUE TE AMAM. REINE PAZ DENTRO DE TEUS MUROS E PROSPERIDADE NOS TEUS PALÁCIOS. POR AMOR DOS MEUS IRMÃOS E AMIGOS, EU PEÇO: HAJA PAZ EM TI! POR AMOR DA CASA DO SENHOR, NOSSO DEUS, BUSCAREI O TEU BEM" SALMOS 122.6-9
curioso gif

sexta-feira, 15 de maio de 2009

CONFIANDO EM DEUS EM MOMENTOS DIFÍCEIS

1. Os Salmos 3 e 4 estão estreitamente relacionados entre si, e foram escritos sob circunstâncias idênticas.


2.
As circunstâncias:
a) Davi o escreveu enquanto fugia do levante comandado pelo seu filho, Absalão, descrito em II Samuel 15-18.
b) O crescente número dos adversários (v.2 São muitos os que dizem a meu respeito: “Deus nunca o salvará!”, v.6 Não me assustam os milhares que me cercam.), que não conseguiram perturbar a calma e a confiança que Davi tinha Deus.
c) Davi se dirige aos rebeldes, convocando-os a deixar sua rebelião. Sl 4.2 Até quando vocês, ó poderosos, ultrajarão a minha honra? Até quando estarão amando ilusões e buscando mentiras?


3. Sugere-se que os dois Salmos foram escritos no mesmo dia, um deles de manhã (3.5 Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém.) e o outro no fim do dia (4.8 Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor,me fazes viver em segurança.).

I. Um cântico de manhã em tempos perigosos (Salmo 3)


1. Somente da parte de Deus que vêm a libertação e a vitória.


2
. O Perigo. "SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim", v. l; cf. II Sm 18.31Então o etíope chegou e disse: “Ó rei, meu senhor, ouve a boa notícia! Hoje o SENHOR te livrou de todos os que se levantaram contra ti”. v.32 O rei perguntou ao etíope: “O jovem Absalão está bem?”O etíope respondeu: “Que os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantam para te fazer mal acabem como aquele jovem!”.
a) Os sofrimentos e aflições sempre chegam em grandes grupos; é assim que o inimigo quer derrubar o crente com repentina violência.


3
. Os inimigos de Davi declararam que os infortúnios dele eram o resultado da inimizade de Deus contra ele: São muitos os que dizem a meu respeito: “Deus nunca o salvará!”, v.2. cf. II Sm 16.8 O SENHOR retribuiu a você todo o sangue derramado na família de Saul, em cujo lugar você reinou. O SENHOR entregou o reino nas mãos de seu filho Absalão. Você está arruinado porque é um assassino!”.
a) Talvez até alguns dos amigos de Davi chegaram a perder a esperança, achando que realmente Deus deixara de ampará-lo.


4. Confiança. v.3 Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida.
a) Parecia que Davi estava exposto aos dardos de falsos amigos, mas Deus era a sua proteção total; parecia que estava lançado em total abatimento, mas Deus era a sua glória.


5. Oração. v.4 Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde. O "santo monte" era o monte Sião, onde permanecia a Arca da Aliança.
a) Ver II Sm 15.25 Então o rei disse a Zadoque: “Leve a arca de Deus de volta para a cidade. Se o SENHOR mostrar benevolência a mim, ele me trará de volta e me deixará ver a arca e o lugar onde ela deve permanecer.
b) I Sm 4.3 Quando os soldados voltaram ao acampamento, as autoridades de Israel perguntaram: “Por que o SENHOR deixou que os filisteus nos derrotassem?” E acrescentaram: “Vamos a Siló buscar a arca da aliança do SENHOR, para que ele vá conosco e nos salve das mãos de nossos inimigos”. v.4 Então mandaram trazer de Siló a arca da aliança do SENHOR dos Exércitos, que tem o seu trono entre os querubins. E os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, acompanharam a arca da aliança de Deus. v.5 Quando a arca da aliança do SENHOR entrou no acampamento, todos os israelitas gritaram tão alto que o chão estremeceu. v.6 Os filisteus, ouvindo os gritos, perguntaram: “O que significam todos esses gritos no acampamento dos hebreus?” Quando souberam que a arca do SENHOR viera para o acampamento...
c) A confiança de Davi em Deus.
d) Davi orou com a sua voz.


6. Paz. v.5 Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. A mão de Deus era como travesseiro para ele.


7. Coragem. v.6 Não me assustam os milhares que me cercam. Deus libertou Davi do medo.
a) v.7 Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu! Quebra o queixo de todos os meus inimigos; arrebenta os dentes dos ímpios. Esta confiança em Deus baseia-se em vitórias que Deus lhe concedeu em ocasiões anteriores.


8. Quando Davi era pastor de ovelhas, feria os ursos e os leões quando vinham contra as ovelhas (I Sm 17.34 Davi, entretanto, disse a Saul: “Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, v.35 eu vou atrás dele, dou-lhe golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba e lhe dou golpes até matá-lo.)


9. Testemunho. v.8. Do Senhor vem o livramento. Davi quis dizer que a libertação e a vitória pertencem exclusivamente à vontade de Deus, cf. Zc 4.6 “Esta é a palavra do SENHOR para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o SENHOR dos Exércitos.


10. Intercessão. O Salmo termina com a oração que Davi proferiu a favor dos seus súditos. A tua bênção está sobre o teu povo. Este povo, mesmo caído em rebeldia, ainda pertence ao Senhor.
(Êx 32.31 Assim, Moisés voltou ao SENHOR e disse: “Ah, que grande pecado cometeu este povo! Fizeram para si deuses de ouro.)
(Lc 23.34 Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.)



Que Deus abençõe a todos
José Carlos Batista
langreen@globo.com

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Amado, para termos certeza de que Deus atenderá o nosso clamor por socorro, devemos esforçar-nos de coração para viver em santidade . Aqueles que fielmente se dedicam a Deus foram separados como seu valioso tesouro. Pertencendo a Deus, podemos a Ele apelar como nosso protetor e provedor.
    Deus ouvirá em tempos de aflição. Essas pessoas devem ter um relacionamento pessoal de confiança em Deus.
    A paz

    ResponderExcluir